Exposição: Auto, Manual e Prioridades


A Exposição Fotográfica não define apenas uma boa relação claro/escuro na fotografia. Ela está diretamente relacionada à sensação de Movimento; de Contra-luz; de Profundidade de Campo etc.
A seleção do modo de exposição pelos fotógrafos amadores normalmente é feita para o "Automático" ou "Program". Para quem está apenas interessado no resultado imediato óbvio e não em detalhamento da mensagem visual, estes modos satisfazem.
Porém, o amador avançado e o profissional sempre se preocupam com a construção de um sentido harmonioso, ou seja, com a Composição.

A Composição influencia na Exposição. Afinal, Movimento e Profundidade de Campo são regulados pelo Obturador e pela Abertura do Diafragma, respectivamente.

A maneira mais lenta de controlar Tempo de Exposição e Abertura de Diafragma é no modo Manual. Porém, este modo, além de mais trabalhoso, exige do fotógrafo a atenção redobrada para não cometer incorreções na Exposição.

Assim, os modos mais interessantes e, curiosamente, menos usados por iniciantes, são os modos Prioridade de Abertura (Canon "AV", Nikon e Sony "A") e Prioridade de Obturador (Canon "TV", Nikon e Sony "S"). Estes modos, nos dão a possibilidade de escolher a Abertura Ideal para o controle da Profundidade de Campo (como na foto acima) ou o Tempo certo para paralisar ou dar sensação de movimento na cena.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Canon anuncia lançamento de câmera SLR para canhotos

Nikon lança objetiva 200 ˜ 500mm