Primeiros Equipamentos e Acessórios. O que comprar depois da câmera DSLR (profissional)?


Entre meus alunos, sempre convivo com a indagação acima. Apesar de ter de considerar a área de atuação, a resposta para a maioria dos novos fotógrafos profissionais com atuação diversificada, é muito parecida.
Considerando que o fotógrafo já tenha uma câmera com objetiva zoom básica - 18~55 (18~105 ou 18~135mm) - as urgências são: um flash e-TTL, um tripé, uma objetiva zoom mais longa tipo 55~200 ou 70~300mm, uma objetiva fixa 50mm f/1.8 e um rebatedor de luz (Detalhe: a prioridade de compra vai depender de cada um. Mas todos estes ítens são "urgentes"). 
Esta lista mínima é longa. Mas não desanime. 
Vou explicar agora porque cada elemento da lista é importante:

- O flash que vem fixo na câmera é de pequeno alcance e impossibilita a rebatida. E na compra de um modelo externo deve-se optar pelos modelos e-TTL e da marca do equipamento. Os mais utilizados são: Canon 430 EX II e Canon EX 600 (modelo top da marca) e na Nikon SB 700 e SB 910 (top).


- O tripé cumpre duas necessidades básicas: fazer fotografias onde o fotógrafo também é modelo, delimitar um enquadramento firme e para as situações de tempo de exposição longo.


- A objetiva zoom longa (tele) é aquela em que o fotógrafo consegue as melhores fotos sem sua presença ser notada e para aqueles "clic's" em que se deve ficar a uma distância confortável ou necessária do assunto;

 Objetiva 50mm f/1.8 (ou mais luminosa): tem excelente qualidade óptica com preço relativamente baixo e facilita muito, mas muito, quando o assunto é encurtar a profundidade de campo. Favorece, ainda, trabalhar em condições de iluminação precárias. 


  - O rebatedor é um acessório muito interessante. Facilita transformar uma situação de sol em quase um estúdio. Afinal, o lado prateado, rebate a luz muito similar à do sol; o lado branco rebate e suaviza, o lado translúcido gera uma luz suave e bem distribuída; o lado preto diminui a intensidade de brilho e o lado dourado deixa a pele das pessoas com tom quente, na maioria das vezes, semelhante ao bronzeado.


  - Não deve se esquecer de adquirir o filtro UV para cada uma das objetivas. Se possível, compre também o filtro polarizador. 
  - Por último, pra guardar o precioso equipamento, uma boa bolsa, preferencialmente que tenha abertura lateral e espaço para notebook. 


Bom, depois de tudo isso, só falta fazer muito bom uso de tudo isso, redundando em fotografias de alta qualidade e bom faturamento.

Comentários

  1. Eu sempre sugiro comprar a 50mm antes. Aprenda a usar a luz que tem, para entendê-la, e pois aprenda a colocar luz.

    Se comprarem o flash antes, podem viciar nele, "Ficou difícil, tasca flash, não pensa, não olha.", e não aprendem a lidar e a entender a luz.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre sugiro comprar a 50mm antes. Aprenda a usar a luz que tem, para entendê-la, e pois aprenda a colocar luz.

    Se comprarem o flash antes, podem viciar nele, "Ficou difícil, tasca flash, não pensa, não olha.", e não aprendem a lidar e a entender a luz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Canon anuncia lançamento de câmera SLR para canhotos

Nikon lança objetiva 200 ˜ 500mm